martes, 30 de septiembre de 2008

O negocio aqui vai ficando incrementado...

Me refiro ao blog, mas tb à passagem por Lima. O primeiro por que vou acrescentando links e fotos e a segunda, là vai o relato.
Bem, o principal motivo de minha loucura de vir a Lima, nao eh porque estou aprofundando minha relacao de amor com essa cidade, mas por um simposio (Mari, olha la o nosso nome no cartaz) que inicia proxima 5ª sobre o amauta Jose Carlos Mariategui, meu primeiro tema de estudo, guia intelectual e espiritual.
Entao hoje a primeira parte do dia foi dedicada a ele. Como disse, tinha um encontro com seu filho, que è organizador do evento (e que financiou boa parte de minha vinda aqui...) Embora precisasse tambem fazer umas pesquisas, vi que nao daria tempo e deixei pra tarde, indo antes do encontro a casa onde morou Mariategui que hoje eh um museu sem muita pompa, mas com um ar simples e o mais importante, um local onde se realizam atividades.
Fachada e patio principal da casa.


Depois de pedir uns conselhos ao mestre, fui encontrar com o filho dele. Trata-se de um velhinho muito simpatico, que me tratou como gente grande, pois estivemos conversando por mais de 1 hora. Ele mostrou muito interesse pelo Brasil, do qual conhecia um pouco e ouviu com atencao os meus comentarios, alem è claro de falar bastante sobre as ideias do pai e mostrar ele prorpio bastante conhecimento sobre historia e cultura peruana.


Para mim, a emocao foi muito grande, depois de passar pela casa, estar ali, com o filho do homem, num espaco que ele construiu. Pois a Libreria Minerva e a imprensa que o velho Mariategui fundou na decada de 20 ainda existem e sua familia (em que pese algumas tretas internas que nem cabem aqui) nao vive apenas sugando seus direitos autorais como eh comum nesses casos.
Nao quero entupir isso aqui de foto (depois vou jogar tudo no Picasa), mas eh inevitavel adiantar o grande encontro.
Depois de aproveitar a tarde pra pegar uns textos de que precisava, fui ver uma producao local, "Vidas Paralelas", sobre a questao do Sendero Luminoso e a guerra interna da decada de 80. Ia comentar aqui, mas depoi que vi que era bancada pelo Exercito, dispenso comentarios, o que me poupa tempo e a vòs, paciencia.
Agora que parece que a coisa aqui comeca a funcionar, lanco à critica mordaz das tracas virtuais e mando-lhes um mail para convocar. Espero que lo disfruten, acompanhem e comentem.

1 comentario:

Mussa dijo...

ainda há tempo de esclarecer essas novidades, o camarada anda cheio de surpresas ultimamente... mas to gostando de ver...